Contato

Ajude-nos a atualizar este espaço. Mande as suas sugestões para luiz.monteiro@mfccuritiba.com.br

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Amar é aceitar o outro exatamente como ele é


O amor é simples, leve, libertador. O amor é companheirismo, presença, parceria. É reciproco, intenso e envolvente, onde só se ganha e nada se perde. Amar é doar-se por completo pra alguém sem medo do que esse alguém possa fazer com você. Amar é aceitar o outro por completo sem tirar nem alterar nada. Amor é aquele tempo que a gente nem tem e mesmo assim doa. Amor é chegar em casa, depois de um dia daqueles, e mesmo assim ter motivos pra sorrir porque o outro te olha como se não tivesse te visto há anos. Amor é segurar firme a mão do outro e sentir segurança suficiente pra entender que você estará presente não só enquanto tua mão envolver a dele, mas principalmente quando vocês estiverem distantes. Amor é mergulhar em um olhar que não te afoga, é transformar um abraço em um abrigo, é morar em alguém que mesmo com tantos defeitos e diferença, não te assusta.

Amar é dormir ao lado de alguém que te cura de qualquer preocupação, é acordar com alguém que te leva pra um lugar que cê não tem ideia, mas mesmo assim aceita o desafio, porque o amor é capaz de enfrentar e superar qualquer obstáculo na vida. Amar é saber que ninguém é dono de ninguém. É ficar mesmo quando a pipoca queimar, o refrigerante perder o gás ou quando o filme for repetitivo, porque o que realmente importa pro amor é selar o encontro, é eternizar o momento e fazer de um sentimento uma memória. Amar é aceitar que o outro é livre e que se pode partir a qualquer momento. É aceitar que se doer, melhor deixar ir. Se ficar confuso, melhor partir. Amor é poder ser quem você é, não precisar fingir e permitir que o outro seja quem ele é, sem aparências, sem disfarces.

Amar é querer o bem do outro sempre, é torcer pelos sonhos e vibrar quando alcançá-los. Amar é sentir a alma do outro, e por isso, não fazer mal. Amar é não machucar porque, de alguma forma que a ciência não consegue explicar, isso vai te ferir também. Amar é sentir que às vezes será melhor ficar em silêncio e compreender com um só olhar o que a alma do outro quer dizer. Amar é não ter orgulho, se desfazer de todos esses joguinhos que usamos pra não ficar por baixo e não aparentar vulnerável demais. Mas amar é ser vulnerável, é se desfazer de todas as armaduras e se envolver de peito aberto. Amar não é se poupar, é doar-se por inteiro. É aceitar que nem sempre você estará certo, e se estiver, amar é reivindicar, relevar e perdoar também. O amor não tem a ver com alianças, expectativas, promessas ou contratos. Na verdade, se tem uma coisa pra te dizer é que não espere que alguém seja o seu modelo ideal. O ame enquanto for reciproco, e se for amor, será liberto, e se for liberto, você não vai querer moldá-lo ou transformá-lo em alguma coisa só pra te fazer bem. Se for amor, te fará bem exatamente do jeito que é. Sem egoismo, por favor!
 
O amor é compreensão. É acordar cedo só pra levar café na cama. É pôr uma música baixinha pra não interromper o sono. Amar é estar a vontade, ficar porque te fazem bem e fazer bem porque isso é o mínimo que você deseja. Amar é ter uma cama enorme e acordar espremido no sofá. É fazer fazer brigadeiro e lembrar de guardar a panela porque o outro ama raspar o restinho de chocolate. Amar é apresentar novas coisas, lugares e novas pessoas. Amar é muito mais ''tô indo agora'' que ''não posso ir''. 

Se você diz que só consegue amar uma pessoa porque ela é daquele jeito e não consegue vê-la de um outro, você provavelmente não a ama. Você quer ficar com ela e ponto. Existe uma diferença muito grande entre amar e só ficar porque você se sente bem. Amar vai muito mais além do que achar o cabelo dela lindo ou os olhos castanhos dele atentador. Amar vai muito mais além do que aquela tatuagem de âncora no braço dele e a de cereja no ombro dela que você acha um charme. Amar é aceitar o outro hoje e entender que as pessoas tem todo direito de mudar, deixar a barba crescer, pintar o cabelo de rosa, cortar o cabelo bem curto, trocar o Rock pelo Samba. E você não deixará de amar alguém porque ele resolveu trocar Nirvana por Zeca Pagodinho, porque ele prometeu que não faria uma tatuagem e hoje quer preencher todo o braço esquerdo. Você não deixará de amar alguém só porque ganhou uns quilos a mais desde o verão passado. São outros motivos que vão te desprender de alguém.

Quero dizer que, quem ama vai entender que o outro pode mudar quando bem quiser, vai aceitar a naturalidade das coisas, vai aceitar as mudanças físicas, engordar, emagrecer demais, adoecer, não mais andar. Amar é aceitar que as pessoas mudam, que são vulneráveis aos acasos da vida, e que apesar de tudo isso, o sentimento não muda, porque o amor, cê sabe, é imutável.

Via: Iandê Albuquerque

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Eu cuido, Tu cuidas, Nós cuidamos, Eles cuidam da Casa Comum


O tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica, devido a sua amplitude, requer um aprofundamento, por isso durante seu período vou me ocupar dele. 
O objetivo geral da campanha é: Assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e empenharmo-nos, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum.
Esta é a quarta Campanha da Fraternidade Ecumênica, sendo que as outras aconteceram nos anos de 2000, 2005 e 2010. Ela é coordenada e realizada pelo CONIC – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – composto pelas seguintes Igrejas: Católica Apostólica Romana, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Episcopal Anglicana do Brasil, Presbiteriana Unida do Brasil, Sirian Ortodoxa de Antioquia.
Considerando que a terra é casa comum de todos os povos e continentes, esta Campanha está sendo realizada com a Igreja Católica da Alemanha, através da Misereor. A Miserior é uma organização dos bispos católicos alemães, que desde 1958, colabora com projetos sociais de países mais pobres. 
O objetivo principal é contribuir para que seja assegurado o direito essencial de todos ao saneamento básico. A urgência do tema envolve a todas as pessoas individualmente, as Igrejas e as estruturas públicas. 
A fé leva às obras e ao compromisso. A Campanha da Fraternidade Ecumênica é realizada à luz da fé. Por isso, rezamos o tema com a oração: Deus da vida, da justiça e do amor, Tu fizeste com ternura o nosso planeta, morada de todas as espécies e povos. Dá-nos assumir, na força da fé e em irmandade ecumênica, a corresponsabilidade na construção de um mundo sustentável e justo, para todos. No seguimento de Jesus, com a Alegria do Evangelho e com a opção pelos pobres. Amém!

Dom Rodolfo Luis Weber
Arcebispo de Passo Fundo

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Errata Missa de Abertura

Amigos MFCistas, no último boletim informativo, comunicamos que a Nossa Missa de Abertura seria no dia 14/02 (sábado), às 18h30.

ERRAMOS...

O CORRETO é dia 14/02 (DOMINGO), às 19 horas, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Rua Omílio Monteiro Soares, 847, Fanny).

Após a Celebração faremos a Nossa tradicional confraternização. Cada casal leva um prato de doce ou salgado. As bebidas serão por conta do MFC Curitiba.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Frei Anderson é ordenado Diacono

12605400_990469001007471_8701483330482626862_o


No sábado, dia 30, aconteceu na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na Vila Fanny, a Ordenação Diaconal de Frei Anderson Lúcio Rosa Emanuel O. Carm.

A Missa foi celebrada pelo Bispo da Prelazia de Itaituba, no Pará, Dom Frei Wilmar Santin O. Carm, que nessa mesma Igreja recebeu o Sacramento da Ordem no Grau Diaconal pela Imposição das Mãos de Dom Pedro Fedalto, hoje Arcebispo Emérito de Curitiba.

A Coordenação do Movimento Familiar Cristão de Curitiba esteve presente na comissão que organizou o todos ritos de celebração do Diaconato do Frei Anderson e do jantar de comemoração.


O Grau Diaconal no Sacramento da Ordem se divide em:

Permanente (aqueles que se casam e formam família);

Transitório (aqueles que após seis meses de preparação poderão ser ordenados presbíteros.

A Palavra Diácono aparece na Bíblia, principalmente nos Atos dos Apóstolos, onde foram escolhidos 7 homens que foram designados para o Diaconato e dentre esses estava Estevão, que sofreu o Martírio por ser Seguidor de Cristo, pois naquela época perseguiam muito os Cristãos.

Na Missa, estiveram presentes Padres, o Bispo Dom Wilmar, os nossos Freis, o Povo de Deus das Paróquias e comunidades do Paraná, Santa Catarina e também de Presidente Venceslau-SP, terra de Frei Anderson, onde moram seus parentes e amigos.

Correio MFC Brasil