Contato

Ajude-nos a atualizar este espaço. Mande as suas sugestões para luiz.monteiro@mfccuritiba.com.br

domingo, 2 de dezembro de 2012

BOLETIM INFORMATIVO NOVEMBRO


COLEGIADO ANO II NR°25 MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO - CURITIBA/PR NOVEMBRO 2012


Mês de Comemoração ao Dia de Todos os Santos

A festa do dia de Todos os Santos é celebrada em honra de todos os santos e mártires, conhecidos ou não. A Igreja Católica celebra a Festum omnium sanctorum a 1 de novembro seguido do dia dos fiéis defuntos a 2 de novembro. A Igreja Ortodoxa celebra esta festividade no primeiro domingo depois do Pentecostes, fechando a época litúrgica da Páscoa. Na Igreja Luterana o dia é celebrado principalmente para lembrar que todas as pessoas batizadas são santas e também aquelas pessoas que faleceram no ano que passou. Em Portugal, neste dia, as crianças costumam andar de porta em porta a pedir bolinhos, frutos secos e romãs.

ACONTECEU:


          No dia 06/11 aconteceu a reunião da ECCI com a presença de representantes das seguintes equipes base: Nova Geração, Anjos da Guarda, Caminhada, São Francisco, MFC Jovem, Âncora, Caminhando, Shalon, Felicidade, Corações de Atitude, Reaprender para Crescer, Santa Maria Goretti, Morada, Caminhando com Cristo, Renascer. 
          Após a Oração inicial com intensões por todos os presentes e os membros das equipes e suas famílias, em especial pela recuperação da saúde da nossa amiga  da Ângela, da Sra. Neusa mãe do Hélcio e da Sra. Zéca que participou do último Encontro de Corações, a secretaria entregou o exemplar da Revista Fato e Razão aos coordenadores de equipe e o Jornal Atuação para serem distribuídos e lembrou da necessidade de acessarmos o BLOG do MFC. 
          O mefecista Neto responsável pela tesouraria apresentou as saídas e entradas e o saldo do caixa até o mês de outubro. Sobre a nucleação, dos 16 casais que disseram sim no Encontro de Corações, 02 casais participaram do Êxodo e outros 8 já formaram uma nova equipe. 
          A amiga Oly e o Osmar que participaram do Conselho Estadual em Londrina, nos passaram o que foi apresentado e o quanto valeu a pena a participação. Os jovens de Curitiba abriram os trabalhos falando sobre As Bem Aventuranças, fizeram muito sucesso. Estiveram presentes um total de 73 jovens, sendo 11 de Curitiba e em média 60 adultos, sendo 10 de Curitiba. 
          Sobre o ENA, as pré inscrições irão até o dia 02/12, o mesmo acontecerá em Vitória da Conquista, BA. 
          Foi lembrado à todos que dia 25/11 acontecerá o tradicional Almoço da Partilha na ABESSFI em Quatro Barras, mesmo local de 2011 e 2012. durante a Palavra Livre a Equipe Nova Geração através dos seus coordenadores Silvia e Arildo comunicaram que tem novos coordenadores na Equipe que será o casal João e Maristela. O colegiado apresentou oficialmente a Candidatura dos casais Paulo e Bernadete e Hélcio e Lenis para a Coordenação da cidade de Curitiba à partir de maio de 2013. 
          A formação foi promovida pela Equipe Ciclo dos Sonhos, que através de uma dinâmica deixaram para os presentes o seguinte questionamento: Quais os fatores que contribuem para manutenção do grupo? Várias colocações foram feitas pelos presentes e para finalizar a amiga Janaina fez um comentário geral sobre tudo que foi citado.

PRÓXIMA REUNIÃO DA ECCI!
Dia: 04 de dezembro, às 19:45
Local: Salão Paroquial do Santuário de Nossa Senhora da Salette


  - Questionário de Satisfação – ATENÇÃO, continuamos relembrando aos coordenadores de Equipe Base que algumas equipes ainda não foram visitadas pelo colegiado para aplicação do questionário de satisfação. Estamos aguardando o contato dos coordenadores das Equipes Base com as datas de suas reuniões.
- Reunião da ECCI: A sua presença é muito importante nesta reunião, será apresentada a proposta do calendário de 2013 e ao final teremos uma gostosa confraternização.
- Almoço da Partilha: Aconteceu dia 25/11 na ABESSFI de Quatro Barras, foi um momento especial de partilha, alegria e amor entre amigos. Fomos presenteados pelos nossos jovens por uma bela estória de Natal e duas músicas que tocaram nossos corações, mais um encerramento de ano do MFC de Curitiba que foi um sucesso.
- Blog MFC Curitiba: Acompanhe as notícias e leia o Boletim Informativo mensal no blog do MFC e ajude a fazer com que este seja mais uma forma de comunicação entre nós! Façam criticas e sugestões entrem no nosso blog!!! http://www.mfccuritiba.blogspot.com.br . Além do blog, temos o site do MFC. Não deixem de entrar e ver as novidades do MFC no Brasil. http://www.mfc.org.br/

DIA DE TODOS OS SANTOS E FINADOS


A Enciclopédia Católica define o Dia de Todos os Santos como uma festa em “honra a todos os santos, conhecidos e desconhecidos”. No fim do segundo século, professos cristãos começaram a honrar os que haviam sido martirizados por causa da sua fé e, achando que eles já estavam com Cristo no céu, oravam a eles para que intercedessem a seu favor. A comemoração regular começou quando, em 13 de maio de 609 ou 610 DC, o Papa Bonifácio IV dedicou o Panteão — o templo romano em honra a todos os deuses — a Maria e a todos os mártires. Markale comenta: “Os deuses romanos cederam seu lugar aos santos da religião vitoriosa.”
A data foi mudada para novembro quando o Papa Gregório III (731-741 DC) dedicou uma capela em Roma a todos os santos e ordenou que eles fossem homenageados em 1.° de novembro. Não se sabe ao certo por que ele fez isso, mas pode ter sido porque já se comemorava um feriado parecido, na mesma data, na Inglaterra. The Encyclopedia of Religion (Enciclopédia da Religião) afirma: “O Samhain continuou a ser uma festa popular entre os povos celtas durante todo o tempo da cristianização da Grã-Bretanha. A Igreja britânica tentou desviar esse interesse em costumes pagãos acrescentando uma comemoração cristã ao calendário, na mesma data do Samhain. . . . É possível que a comemoração britânica medieval do Dia de Todos os Santos tenha sido o ponto de partida para a popularização dessa festividade em toda a Igreja cristã.”
Na Igreja Católica, o dia de "Todos os Santos" é celebrado no dia 1 de novembro e o de "Finados" no dia 2 de novembro. Esta tradição de recordar (fazer memória) os santos está na origem da composição do calendário litúrgico, em que constavam inicialmente as datas de aniversário da morte dos cristãos martirizados como testemunho pela sua fé, realizando-se nelas orações, missas e vigílias, habitualmente no mesmo local ou nas imediações de onde foram mortos, como acontecia em redor do Coliseu de Roma. Posteriormente tornou-se habitual erigirem-se igrejas e basílicas dedicadas em sua memória nesses mesmos locais.
O desenvolvimento da celebração conjunta de vários mártires, no mesmo dia e lugar, deveu-se ao facto frequente do martírio de grupos inteiros de cristãos e também devido ao intercâmbio e partilha das festividades entre as dioceses/paroquias por onde tinham passado e se tornaram conhecidos. A partir da perseguição de Diocleciano o número de mártires era tão grande que se tornou impossível designar um dia do ano separado para cada um. O primeiro registo (Século IV) de um dia comum para a celebração de todos eles aconteceu em Antioquia, no domingo seguinte ao de Pentecostes, tradição que se mantém nas igrejas orientais.
Com o avançar do tempo, mais homens e mulheres se sucederam como exemplos de santidade e foram com estas honras reconhecidos e divulgados por todo o mundo. Inicialmente apenas mártires (com a inclusão de São João Baptista), depressa se deu grande relevo a cristãos considerados heróicos nas suas virtudes, apesar de não terem sido mortos. O sentido do martírio que os cristãos respeitam alarga-se ao da entrega de toda a vida a Deus e assim a designação "todos os santos" visa celebrar conjuntamente todos os cristãos que se encontram na glória de Deus, tenham ou não sido canonizados (processo regularizado, iniciado no Século V, para o apuramento da heroicidade de vida cristã de alguém aclamado pelo povo e através do qual pode ser chamado universalmente de beato ou santo, e pelo qual se institui um dia e o tipo e lugar para as celebrações, normalmente com referência especial na missa).

O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca.
É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois, a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre.
Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século 4º, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século 5º, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava.

Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos.
Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de "Todos os Santos".
O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração

Fonte: Mons. Arnaldo Beltrami – vigário episcopal de comunicação - http://www.arquidiocese-sp.org.br
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_de_Todos-os-Santos

PARA REFLEXÃO: Dia de Finados

Há quem morra todos os dias.
Morre no orgulho, na ignorância, na fraqueza.
Morre um dia, mas nasce outro.
Morre a semente, mas nasce a flor.
Morre o homem para o mundo, mas nasce para Deus.
Assim, em toda morte, deve haver uma nova vida.
Esta é a esperança do ser humano que crê em Deus.
Triste é ver gente morrendo por antecipação...
De desgosto, de tristeza, de solidão.
Pessoas fumando, bebendo, acabando com a vida.
Essa gente empurrando a vida.
Gritando, perdendo-se.
Gente que vai morrendo um pouco, a cada dia que passa.
E a lembrança de nossos mortos, despertando, em nós, o desejo de abraçá-los outra vez.
Essa vontade de rasgar o infinito para descobri-los.
De retroceder no tempo e segurar a vida.
Ausência: - porque não há formas para se tocar.
Presença: - porque se pode sentir.
Essa lágrima cristalizada, distante e intocável.
Essa saudade machucando o coração.
Esse infinito rolando sobre a nossa pequenez.
Esse céu azul e misterioso.

Ah! Aqueles que já partiram!
Aqueles que viveram entre nós.
Que encheram de sorrisos e de paz a nossa vida.
Foram para o além deixando este vazio inconsolável.
Que a gente, às vezes, disfarça para esquecer.
Deles guardamos até os mais simples gestos.
Sentimos, quando mergulhados em oração, o ruído de seus passos e o som de suas vozes.
A lembrança dos dias alegres.
Daquela mão nos amparando.
Daquela lágrima que vimos correr.
Da vontade de ficar quando era hora de partir.
Essa vontade de rever aquele rosto.
Esse arrependimento de não ter dado maiores alegrias.
Essa prece que diz tudo.
Esse soluço que morre na garganta...
E...
Há tanta gente morrendo a cada dia, sem partir.
Esta saudade do tamanho do infinito caindo sobre nós.
Esta lembrança dos que já foram para a eternidade.
Meu Deus!
Que ausência tão cheia de presença!
Que morte tão cheia de esperança e de vida!
Texto: Padre Juca
Adaptação: Sandra Zilio







ANIVERSÁRIOS DE CASAMENTO    

                                        
 Desejamos felicidades pelos anos de feliz união. 
Que Deus lhes dê saúde, paz e felicidade conservando-os                                                         sempre juntos!!!



DEZEMBRO

6 ANOS
Valdir Ribeiro Natel e Denise B. F. Natel                                                       02/12/2006

8 ANOS
Paulo Cesar Rink e MarciaDallavechia Rink                                                 22/12/2004

11 ANOS
Daniel M. de Lima e Marcia Adriana L. de Lima                                          01/12/2001
Paulo Roberto Stoberl e Ana Paula M. Stoberl                                             08/12/2001

19 ANOS
Josevam A. Barreto e Rozely A. K. I. Barreto                                                11/12/1993

22 ANOS
Paulo Cezar Castro e Bernadete B. Castro                                                   15/12/1990

36 ANOS
Delmiro M. Pichel e Maria Helena T. Pichel                                                    11/12/1976

39 ANOS
Mario H. Watanabe e Paula T. K. Watanabe                                                  08/12/1973

51 ANOS
Juraci Poli e Marley Poli                                                                                     16/12/1961

Nenhum comentário:

Postar um comentário