Contato

Ajude-nos a atualizar este espaço. Mande as suas sugestões para luiz.monteiro@mfccuritiba.com.br

domingo, 5 de junho de 2011

HOMILIA 05-06-2011

Ascensão do Senhor

'Não vos afasteis de Jerusalém, mas esperai a realização da promessa do Pai"
1ª leitura Atos dos Apóstolos 1, 1-11
Sl 46 (47)
2ª leitura carta de são Paulo aos Efésios 1, 17-23
Evangelho Mt 28, 16-20.
Após passar os quarenta dias com eles, Jesus se despede e faz a eles uma promessa de que enviará o Espírito Santo que fará deles testemunhas fiéis que deverão levar o evangelho a todos os povos. Pede a eles para não se afastar de Jerusalém, mas esperar a realização da promessa do pai, da qual o ouviram falar; "João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo dentro de poucos dias".
O anjo que diz a eles que não devem ficar parados olhando para o céu, mas devem ir testemunhar tudo que receberam e aprenderam de Jesus.
Somos discípulos também e não podemos ficar parados olhando para o céu esperando acontecer um milagre. O milagre já aconteceu.  Há muito por fazer ainda, precisamos aceitar a missão que Jesus nos confiou.
Na segunda leitura Paulo nos fala da Igreja cuja cabeça é o cristo e nós somos seus membros e por tanto como membros desse corpo recebemos de Jesus toda a graça necessária para levar nossa missão adiante. Jesus enviou o Espírito Santo sobre os apóstolos para que eles pudessem dar continuidade a sua missão. Jesus garante sua presença na Igreja, promete que ficará sempre conosco e que o espírito santo nos guiará e nos ensinará tudo o que devemos fazer. O Espírito prometido por Jesus e derramado em nós através do batismo nos dá força na caminhada nos orienta para cumprir a vontade de Jesus para que todos os povos o conheçam e o amem.
O Espírito por tanto é o protagonista da missão. "É o Espírito que nos impele a ir sempre mais além, não só em sentido geográfico, mas também ultrapassa as barreiras étnicas e religiosas, até se chegar a uma missão verdadeiramente universal". A Missão do Redentor (RM 25).
Cristo já foi elevado ao mais alto dos céus; contudo continua sofrendo na terra por meio das tribulações que nós experimentamos como seus membros. Deu testemunho desta verdade quando disse: Eu estava com fome e me destes de comer (Mt 25, 35).Cristo está no céu, mas também está conosco; e nós, permanecendo na terra, estamos também com ele. Se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, onde está Cristo, sentado à direita de Deus; aspirai às coisas celestes e não às coisas terrestres (Cl3, 1-2). "E assim como ele subiu sem se afastar de nós, também nós subamos com ele, embora não se tenha ainda realizado em nosso corpo o que nos está prometido (dos escritos de Santo Agostinho)". Jesus lhe promete que estará sempre com seus discípulos até o fim dos tempos.
 Cristo sobe ao céu, suba também com ele o nosso coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário