Contato

Ajude-nos a atualizar este espaço. Mande as suas sugestões para luiz.monteiro@mfccuritiba.com.br

terça-feira, 9 de julho de 2013

Central do ENA IV


(Vitória da Conquista-BA) - No encerramento do terceiro dia de atividades do XVIII ENA os participantes tiveram uma palestra com o Professor Mário Betiato, que retratou um pouco como está a Igreja Católica nos dias de hoje.

No início de sua fala, Betiato retratou o Concílio Vaticano II e seus principais pontos que são: Povo de Deus, Liberdade Religiosa, Ecumenismo, Diálogo com a modernidade e Participação-Sujeitos. Na sequencia ele Referenciou Pedro (Estrutura Interna) e Paulo (Missionário) como os dois pilares da Igreja Católica

Na continuidade de sua palestra Betiato mostrou que o catolicismo passa por uma série de dificuldades. Internamente o Papa Francisco tenta combater sérios problemas como a crise financeira no Banco do Vaticano e os casos de pedofilia, que envolvem sacerdotes. Na parte externa ele citou a escassez de missionários leigos e a falta de diálogo com a cultura, ciência e outras religiões.

Outro assunto abordado foi o Ano da Fé, instituído pelo Papa Emérito Bento XVI, por meio da Porta Fidei. Este serve com um reflexão da Fé Cristã, que envolve a Conversão, a instrução e a caridade.

Para finalizar a sua conversa com os participantes do XVIII ENA Mário Betiato explanou sobre a situação dos católicos pelo Mundo, onde 70% são não cristãos, 27% precisam ser Reevangelizados e apenas 3% dos Católicos estão ativos e precisam ser cuidados para permanecerem dispostos em suas atividades. Betiato também dividiu os Católicos em quatro (Não Instruídos e convertidos, Instruídos e não convertidos, Não Instruídos e Não convertidos e Intsruidos e Convertidos) e caracterizou cada destes grupos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário