Contato

Ajude-nos a atualizar este espaço. Mande as suas sugestões para luiz.monteiro@mfccuritiba.com.br

terça-feira, 28 de julho de 2015

Pedido de Oração

Amigos MFCistas,

Sendo a Oração a força do Cristão, Pedimos que direcione as suas orações para a Sra. Tereza, mãe de MARIO HARUO WATANABE, da Equipe Base São Francisco.

Ela sofreu uma queda e teve a bacia e o fêmur fraturados, devido a idade avançada sua recuperação será delicada.

Que Deus nosso pai conduza a mão dos profissionais que hoje cuidam desta sua filha.

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Agosto com muitas atividades para o MFC Curitiba

O mês de agosto será agitado para o Movimento Familiar Cristão de Curitiba. Temos duas atividades de grande importância agendade.

A Primeira delas será no próximo sábado (01), mais uma edição de nossa Tradicional Noite das Sopas. Motive a sua Equipe a participar deste evento, pois são com esses recursos que trabalhamos pelo MFC.  

Precisamos de Brindes para o nosso Bingo após o Jantar. Também estamos aceitando doações dos ingredientes para a sopa. Caso queira nos ajudar, informe a coordenação. Vale lembrar que algumas equipes fizeram doações em Dinheiro.

Nis dias 15 e 16 de agosto termos o 2º Reencontro de Corações . Em sua segunda edição, ele é destinado a nós MFCistas “experientes”, é tempo de REFLETIR. Sob coordenação do Casal Osmar e Noeliza, tudo esta sendo preparado para que você não tenha nenhum “trabalho”. 

Até a casa de Retiros tem um nome bastante sugestivo Casa de Retiros PAZ e BEM, para que neste dia você possa realmente encontrar-se espiritualmente. O tempo é curto e a casa de retiros é pequena são pouquíssimas vagas. Você que desejava mais momentos de espiritualidade esta é a sua oportunidade.

Vamos MOTIVAR nossas Equipes a Participarem.

domingo, 26 de julho de 2015

Liturgia do 17º Domingo do Tempo Comum - 26/007/2015



17º DOMINGO DO

TEMPO COMUM




PRIMEIRA LEITURA (2Rs 4,42-44)


Leitura do Segundo Livro dos Reis:
Naqueles dias, 42veio também um homem de Baal-Salisa, trazendo em seu alforje para Eliseu, o homem de Deus, pães dos primeiros frutos da terra: eram vinte pães de cevada e trigo novo. E Eliseu disse: Dá ao povo para que coma.

43Mas o seu servo respondeu: Como vou distribuir tão pouco para cem pessoas? Eliseu disse outra vez: Dá ao povo para que coma; pois assim diz o Senhor: ?Comerão e ainda sobrará.

44O homem distribuiu e ainda sobrou, conforme a palavra do Senhor.

? Palavra do Senhor.
? Graças a Deus!


RESPONSÓRIO (Sl 144)


? Saciai os vossos filhos, ó Senhor!

? Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem,/ e os vossos santos com louvores vos bendigam!/ Narrem a glória e o esplendor do vosso reino/ e saibam proclamar vosso poder!

? Todos os olhos, ó Senhor, em vós esperam/ e vós lhes dais no tempo certo o alimento;/ vós abris a vossa mão prodigamente/ e saciais todo ser vivo com fartura.

? É justo o Senhor em seus caminhos,/ é santo em toda obra que ele faz./ Ele está perto da pessoa que o invoca,/ de todo aquele que o invoca lealmente.


SEGUNDA LEITURA (Ef 4,1-6)


Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:
Irmãos: 1Eu, prisioneiro no Senhor, vos exorto a caminhardes de acordo com a vocação que recebestes; 2com toda a humildade e mansidão, suportai-vos uns aos outros com paciência, no amor.

3Aplicai-vos a guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. 4Há um só Corpo e um só Espírito, como também é uma só a esperança à qual fostes chamados.

5Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, 6um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos, age por meio de todos e permanece em todos.

? Palavra do Senhor.
? Graças a Deus!


EVANGELHO (Jo 6,1-15)


? O Senhor esteja convosco.
? Ele está no meio de nós.
? PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, ? segundo João.
? Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 1Jesus foi para o outro lado do mar da Galileia, também chamado de Tiberíades.

2Uma grande multidão o seguia, porque via os sinais que ele operava a favor dos doentes. 3Jesus subiu ao monte e sentou-se aí, com os seus discípulos.

4Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus.

5Levantando os olhos e vendo que uma grande multidão estava vindo ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?

6Disse isso para pô-lo à prova, pois ele mesmo sabia muito bem o que ia fazer.

7Filipe respondeu: Nem duzentas moedas de prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um.

8Um dos discípulos, André, o irmão de Simão Pedro, disse: 9Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isto para tanta gente?

10Jesus disse: Fazei sentar as pessoas. Havia muita relva naquele lugar, e lá se sentaram, aproximadamente, cinco mil homens.

11Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes.

12Quando todos ficaram satisfeitos, Jesus disse aos discípulos: Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca!

13Recolheram os pedaços e encheram doze cestos com as sobras dos cinco pães, deixadas pelos que haviam comido. 14Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam: Este é verdadeiramente o Profeta, aquele que deve vir ao mundo.

15Mas, quando notou que estavam querendo levá-lo para proclamá-lo rei, Jesus retirou-se de novo, sozinho, para o monte.

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor!


HOMILIA

Dom Sérgio da Rocha

Arcebispo de Brasília


Neste e nos dois próximos domingos, interrompemos a leitura do Evangelho segundo Marcos, por ser o mais curto, para ler e meditar o capítulo sexto do Evangelho segundo João. Nele, Jesus se apresenta como o Pão da Vida, que multiplica o pão, saciando a fome da multidão.

O tema do pão partilhado já se encontra na primeira leitura. O profeta Eliseu partilha com o povo os pães que lhe foram oferecidos, ao invés de guardá-los para si. Ao realizar esse gesto de generosidade e partilha, Eliseu mostra que Deus quer saciar a fome do seu povo. É uma prefiguração do sinal realizado por Jesus.

O apóstolo Felipe, assim como ocorreu com o servo do profeta Eliseu, não acreditava ser possível saciar a fome do povo, considerando o pouco que tinham. Deus abençoa e multiplica o pão partilhado! Deus conta, hoje, com o pouco que podemos oferecer para multiplicar o pão, assim como Jesus contou com a colaboração das pessoas para realizar tantos outros milagres, sinais da chegada do Reino.

O relato joanino da multiplicação dos pães realça a significativa figura de um menino que oferece os pães e os peixes. Era muito pouco perante a multidão que ali estava. A condição física e social de uma criança, marcada pela fragilidade e pequenez, torna ainda mais significativa a oferta dos cinco pães e dois peixes, que somados equivalem a sete, número da totalidade ou plenitude, no contexto bíblico. Portanto, não se oferece apenas o que sobra ou que tem pouco valor, mas o que se tem e que se considera importante. Acrescente-se a isso, o gesto de Jesus de dar graças pelos pães e os peixes, expressando que os bens partilhados são dons de Deus.

Infelizmente, há muita indiferença perante o drama da miséria e da fome, conforme tem ressaltado o Papa Francisco. É preciso dispor-se a partilhar generosamente o pouco que se tem, reconhecendo que os bens são dons de Deus. É ele, o Senhor! Somos apenas administradores de bens que são dele e de cuja administração nós devemos prestar contas a ele. Contudo, o Evangelho de hoje nos convida a colocar nossa fé em Jesus Cristo, o Pão da Vida, que vem saciar a nossa fome de vida e que, através de nós, apesar da nossa fragilidade e pequenez, quer saciar a fome sofrida por tanta gente: fome do pão cotidiano nas casas, fome do pão da Palavra e da Eucaristia. Portanto, não deve faltar a fé em Deus, que sacia a nossa fome, assim como, a disposição em partilhar os nossos bens com os necessitados. A celebração eucarística, no qual partilhamos o Pão da Vida, seja fonte e sustento da partilha do pão cotidiano!


ORAÇÃO

                             
Ó Deus, sois o amparo dos que em vós esperam e, sem vosso auxílio, ninguém é forte, ninguém é santo, redobrai de amor para conosco, para que, conduzidos por vós, usemos de tal modo os bens que passam, que possamos abraçar os que não passam. Amém!

Editado por JorgeMacielNews

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Noite das Sopas do MFC Curitiba


No próximo dia 01/08 (sábado), o Movimento Familiar Cristão de Curitiba organiza a sua tradicional Noite de Sopas. O evento será na Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Rua Omílio Monteiro Soares, 847, Fanny), a partir das 20 horas. Os convites já estão a venda a R$25,00 (vinte e cinco Reais) por pessoa, crianças entre 6 e 10 anos pagam R$12,50 (doze Reais e cinquenta centavos). Após o jantar teremos o também tradicional bingo.

Convidem os seus familiares e amigos para mais um momento de confraternização do MFC Curitiba. O lucro obtido será investido na organização do 17° Encontro de Corações.

Os mefecistas que desejam trabalhar como voluntário na nossa sopa, entre em contato com coordenação do MFC Curitiba. Precisamos de mão de obra para nos ajudar nos preparativos, durante o evento e após o encerramento na limpeza do salão. Também pedimos para que as equipes-base colaborem com a doação de brindes para o nosso bingo.

Pedimos também aos que puderem colaborar com alguns dos ingredientes paras as sopas, entre em contato com a coordenação do MFC Curitiba. Seu apoio é muito importante!!

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Missa celebra os 60 anos do MFC Brasil



O Movimento Familiar Cristão de Curitiba, em uma Missa de Ação de Graças, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, celebrou os 60 anos da chegada do MFC ao Brasil, na noite de ontem (19), com a uma boa presença dos MFCistas e seus familiares.

Em sua Homilia, Frei Anderson, falou muito sobre a importância da família e que os seus princípios tem ficado um pouco de lado. Desta forma é nosso dever trabalhar para estes alicerces tão importantes não sejam destruídos.

No encerramento da Santa Missa, os presentes tiveram a oportunidade de saber um pouco mais sobre história do MFC no Brasil e em Curitiba e como canto final ouvimos o Hino do MFC, de composição da nossa amiga Lourdes Vicente e colaboração de Fernando Tristão.

Após a celebração todos compartilharam um lanche preparados pelos casais do MFC Curitiba, com direito a bolo comemorativo, alusivo a esta data especial.

domingo, 19 de julho de 2015

60 anos de MFC Brasil


Há 60 anos chegava ao Brasil o Movimento Familiar Cristão. Acompanhe a seguir um pequeno histórico sobre a presença MFCista em nosso país e na cidade de Curitiba.

MFC no Brasil

O MFC nas­ceu no fi­nal dos anos 40 na Ar­gen­tina e no Uru­guai. Sua cri­a­ção ofi­cial, no en­tanto, foi em 1950, no Uru­guai, por meio de al­guns ca­sais pi­o­nei­ros e do Pa­dre Pe­dro Ri­chards.

No Bra­sil, o Mo­vi­mento sur­giu du­rante o Con­gresso Eu­ca­rís­tico In­ter­na­ci­o­nal, re­a­li­zado em ju­lho de 1955, no Rio de Ja­neiro. Os ca­sais uru­guaios e o Pa­dre Pe­dro Ri­chards se reu­ni­ram com ca­sais bra­si­lei­ros da Ação Ca­tó­lica, por con­vite do, en­tão, Pa­dre Hel­der Câ­mara, onde foi aco­lhida a ideia, formando-se três equi­pes de ca­sais.

A par­tir dai co­me­çou a ex­pan­são do MFC, cri­ando nú­cleos em todo o Bra­sil. Hoje o Mo­vi­mento está pre­sente em 18 es­ta­dos, com apro­xi­ma­da­mente 8 mil fa­mí­lias. O ob­je­tivo do MFC é a evan­ge­li­za­ção e pro­mo­ção da fa­mí­lia e seus va­lo­res hu­ma­nos e cris­tãos, para que possa cum­prir sua mis­são fo­madora de pes­soas, edu­ca­dora na fé cristã e pro­mo­tora do bem co­mum.

Em 60 anos de história no Brasil foram realizados 18 EncontrosNacionaisl (1977 e 1992 em Curitiba) e recentemente foi criado o Seminário de Integração Nacional, no qual já aconteceram duas edições, sendo a primeira delas em nossa cidade.

MFC em Curitiba

O Movimento Familiar Cristão chegou a Curitiba em 1960. Atualmente conta com 22 equipes-base, além do MFC Jovem.Neste período já organizou 87 Encontros de Corações. Além deste momento de nucleação e formação de novos casais, a Família MFCista tem dois eventos tradicionais, a feijoada (realizada em maio) e a Noite das Sopas (em agosto).

Atualmente o MFC Curitiba tem uma participação ativa na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, onde colabora nos eventos organizados na comunidade. Também há um ótimo contato na Arquidiocese, por meio da participação na Comissão Família e Vida.

No âmbito social, os participantes do MFC Curitiba realizam trabalhos assistencialistas na Comunidade Emaús e na Associação Casas do Servo Sofredor.



Liturgia do 16º Domingo do tempo comum - 19/07/2015



16º DOMINGO DO TEMPO COMUM




PRIMEIRA LEITURA (Jr 23,1-6)


Leitura do Livro do Profeta Jeremias:
1Ai dos pastores que deixam perder-se e dispersar-se o rebanho de minha pastagem, diz o Senhor!

2Deste modo, isto diz o Senhor, Deus de Israel, aos pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes o meu rebanho, e o afugentastes e não cuidastes dele; eis que irei verificar isso entre vós e castigar a malícia de vossas ações, diz o Senhor.

3E eu reunirei o resto de minhas ovelhas de todos os países para onde foram expulsas, e as farei voltar a seus campos, e elas se reproduzirão e multiplicarão.

4Suscitarei para elas novos pastores que as apascentem; não sofrerão mais o medo e a angústia, nenhuma delas se perderá, diz o Senhor.

5Eis que virão dias, diz o Senhor, em que farei nascer um descendente de Davi; reinará como rei e será sábio, fará valer a justiça e a retidão na terra.

6Naqueles dias, Judá será salvo e Israel viverá tranquilo; este é o nome com que o chamarão: Senhor, nossa Justiça.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!


RESPONSÓRIO (Sl 22)


— O Senhor é o pastor que me conduz;/ felicidade e todo bem hão de seguir-me!

— O Senhor é o pastor que me conduz;/ não me falta coisa alguma./ Pelos prados e campinas verdejantes/ ele me leva a descansar./ Para as águas repousantes me encaminha,/ e restaura as minhas forças.

— Ele me guia no caminho mais seguro,/ pela honra do seu nome./ Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso,/ nenhum mal eu temerei/ estais comigo com bastão e com cajado;/ eles me dão a segurança!

— Preparais à minha frente uma mesa,/ bem à vista do inimigo,/ e com óleo vós ungis minha cabeça;/ o meu cálice transborda.

— Felicidade e todo bem hão de seguir-me/ por toda a minha vida;/ e na casa do Senhor habitarei/ pelos tempos infinitos.


SEGUNDA LEITURA (Ef 2,13-18)


Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:
Irmãos: 13Agora, em Jesus Cristo, vós, que outrora estáveis longe, vos tornastes próximos, pelo sangue de Cristo. 14Ele, de fato, é a nossa paz: do que era dividido, ele fez uma unidade. Em sua carne ele destruiu o muro de separação: a inimizade.

15Ele aboliu a Lei com seus mandamentos e decretos. Ele quis, assim, a partir do judeu e do pagão, criar em si um só homem novo, estabelecendo a paz.

16Quis reconciliá-los com Deus, ambos em um só corpo, por meio da cruz; assim ele destruiu em si mesmo a inimizade.

17Ele veio anunciar a paz a vós, que estáveis longe, e a paz aos que estavam próximos.18É graças a ele que uns e outros, em um só Espírito, temos acesso junto ao Pai.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!


EVANGELHO (Mc 6,30-34)


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 30os apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado.

31Ele lhes disse: Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco. Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo que não tinham tempo nem para comer.

32Então foram sozinhos, de barco, para um lugar deserto e afastado. 33Muitos os viram partir e reconheceram que eram eles. Saindo de todas as cidades, correram a pé, e chegaram lá antes deles.

34Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas.

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor!


HOMILIA

Dom Sérgio da Rocha

Arcebispo de Brasília


O Salmo da Liturgia de hoje resume bem um dos principais aspectos da Palavra de Deus proclamada: O Senhor é o pastor que me conduz (Sl 22). O rebanho pertence ao Senhor. É ele o verdadeiro pastor que a todos conduz, contando também com a nossa colaboração no cuidado pastoral do seu rebanho, conforme os diversos dons e vocações.

O profeta Jeremias (Jr 23,1-6) censura os pastores, termo que englobava as lideranças civis e religiosas, por não cuidarem do rebanho, deixando as ovelhas se dispersarem e se perderem. Ao mesmo tempo, ele anuncia que Deus irá substituí-los por pastores capazes de tomar conta das ovelhas e fará surgir da descendência de Davi o pastor ideal que reinará com sabedoria, justiça e retidão, trazendo a salvação e a vida para o seu povo. Reconhecemos, nessa profecia, a promessa messiânica, pois ela se cumprirá plenamente em Jesus Cristo, o Bom Pastor que dá a vida pelas ovelhas, segundo a célebre passagem joanina (Jo 10, 11).

O rebanho do Senhor deve ser marcado pela unidade. Nele, não deve haver inimizade ou divisão, pois Cristo é a nossa paz (Ef 214). Jesus Cristo, pelo seu sangue derramado na cruz, une os que se encontravam divididos em um só corpo (Ef 2,16), isto é, num só rebanho. Ele derrubou o muro da inimizade que separava judeus e pagãos formando um só povo. Essa imagem paulina faz pensar no muro do templo de Jerusalém, que impedia aos pagãos de ultrapassá-lo e de violar o espaço reservado aos judeus, ou na própria Lei de Moisés, interpretada erroneamente por mestres que excluíam os pagãos da salvação.  No mundo de hoje, marcado por tantas divisões e violências, necessitamos anunciar que Cristo é a nossa paz (Ef 2,14), promovendo a reconciliação e a unidade. Somos da paz é o lema deste Ano da Paz vivido pela Igreja no Brasil, nos motivando a promover a paz, na vida cotidiana.

Quem se deixa conduzir pelo Senhor, como ovelha do seu rebanho, experimenta a sua misericórdia na própria vida e sente compaixão pelos que mais sofrem. O Evangelho segundo S. Marcos ressalta a compaixão de Jesus diante da numerosa multidão que o procurava, cuja situação era semelhante à de ovelhas sem pastor (Mc 6,34). A compaixão não se reduz a sentimento; é manifestada por gestos concretos de misericórdia e solidariedade.

Além da dedicação dos pastores, cada um deve oferecer a sua colaboração no cuidado pastoral e na ação missionária da Igreja, de modo especial, com compaixão pelas ovelhas mais sofridas do rebanho do Senhor, que a todos quer conduzir.


ORAÇÃO

                             
Ó Deus, sede generoso para com os vossos filhos e filhas e multiplicai em nós os dons da vossa graça, para que, repletos de fé, esperança e caridade, guardemos fielmente os vossos mandamentos. Amém!

Editado por JorgeMacielNews

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Celebração dos 60 anos do MFC no Brasil



No dia 19 de ju­lho, o MFC (Mo­vi­mento Fa­mi­liar Cris­tão) completa 60 anos de atividade no Bra­sil. Para comemorar esta data especial, faremos uma Missa em ação de graças na Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Rua Omílio Monteiro Soares, 847, Fanny), no próximo domingo (19), às 19 horas.

Após a celebração faremos um lanche. Pedimos para que cada casal compartilhe um prato de doce ou salgado. As bebidas e bolo serão por contra da coordenação.

Compareça com a sua camiseta do MFC Curitiba. Convide seus familiares e amigos para comemorarmos esta importante data, que marca a chegada MFCista ao nosso país.