Contato

Ajude-nos a atualizar este espaço. Mande as suas sugestões para luiz.monteiro@mfccuritiba.com.br

domingo, 19 de julho de 2015

60 anos de MFC Brasil


Há 60 anos chegava ao Brasil o Movimento Familiar Cristão. Acompanhe a seguir um pequeno histórico sobre a presença MFCista em nosso país e na cidade de Curitiba.

MFC no Brasil

O MFC nas­ceu no fi­nal dos anos 40 na Ar­gen­tina e no Uru­guai. Sua cri­a­ção ofi­cial, no en­tanto, foi em 1950, no Uru­guai, por meio de al­guns ca­sais pi­o­nei­ros e do Pa­dre Pe­dro Ri­chards.

No Bra­sil, o Mo­vi­mento sur­giu du­rante o Con­gresso Eu­ca­rís­tico In­ter­na­ci­o­nal, re­a­li­zado em ju­lho de 1955, no Rio de Ja­neiro. Os ca­sais uru­guaios e o Pa­dre Pe­dro Ri­chards se reu­ni­ram com ca­sais bra­si­lei­ros da Ação Ca­tó­lica, por con­vite do, en­tão, Pa­dre Hel­der Câ­mara, onde foi aco­lhida a ideia, formando-se três equi­pes de ca­sais.

A par­tir dai co­me­çou a ex­pan­são do MFC, cri­ando nú­cleos em todo o Bra­sil. Hoje o Mo­vi­mento está pre­sente em 18 es­ta­dos, com apro­xi­ma­da­mente 8 mil fa­mí­lias. O ob­je­tivo do MFC é a evan­ge­li­za­ção e pro­mo­ção da fa­mí­lia e seus va­lo­res hu­ma­nos e cris­tãos, para que possa cum­prir sua mis­são fo­madora de pes­soas, edu­ca­dora na fé cristã e pro­mo­tora do bem co­mum.

Em 60 anos de história no Brasil foram realizados 18 EncontrosNacionaisl (1977 e 1992 em Curitiba) e recentemente foi criado o Seminário de Integração Nacional, no qual já aconteceram duas edições, sendo a primeira delas em nossa cidade.

MFC em Curitiba

O Movimento Familiar Cristão chegou a Curitiba em 1960. Atualmente conta com 22 equipes-base, além do MFC Jovem.Neste período já organizou 87 Encontros de Corações. Além deste momento de nucleação e formação de novos casais, a Família MFCista tem dois eventos tradicionais, a feijoada (realizada em maio) e a Noite das Sopas (em agosto).

Atualmente o MFC Curitiba tem uma participação ativa na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, onde colabora nos eventos organizados na comunidade. Também há um ótimo contato na Arquidiocese, por meio da participação na Comissão Família e Vida.

No âmbito social, os participantes do MFC Curitiba realizam trabalhos assistencialistas na Comunidade Emaús e na Associação Casas do Servo Sofredor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário