1º DOMINGO DO ADVENTO
30/11/2014
PRIMEIRA LEITURA
(Is 63,16b-17.19b; 64,2b-7)
Leitura do Livro do Profeta Isaías:
16bSenhor, tu és nosso Pai, nosso redentor; eterno é o teu nome. 17Como nos deixaste andar longe de teus caminhos e endureceste nossos corações para não termos o teu temor? Por amor de teus servos, das tribos de tua herança, volta atrás. 19bAh! se rompesses os céus e descesses! As montanhas se desmanchariam diante de ti.
64,2bDesceste, pois, e as montanhas se derreteram diante de ti. 3Nunca se ouviu dizer nem chegou aos ouvidos de ninguém, jamais olhos viram que um Deus, exceto tu, tenha feito tanto pelos que nele esperam.
4Vens ao encontro de quem pratica a justiça com alegria, de quem se lembra de ti em teus caminhos. Tu te irritaste, porque nós pecamos; é nos caminhos de outrora que seremos salvos.
5Todos nós nos tornamos imundície, e todas as nossas boas obras são como um pano sujo; murchamos todos como folhas, e nossas maldades empurram-nos como o vento.
6Não há quem invoque teu nome, quem se levante para encontrar-se contigo; escondeste de nós tua face e nos entregaste à mercê da nossa maldade.
7Assim mesmo, Senhor, tu és nosso pai, nós somos barro; tu, nosso oleiro, e nós todos, obra de tuas mãos.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!
RESPONSÓRIO (Salmo 79)
— Iluminai a vossa face sobre nós,/ convertei-nos, para que sejamos salvos!
— Ó Pastor de Israel, prestai ouvidos./ Vós, que sobre os querubins vos assentais,/ aparecei cheio de glória e esplendor!/ Despertai vosso poder, ó nosso Deus,/ e vinde logo nos trazer a salvação!
— Voltai-vos para nós, Deus do universo!/ Olhai dos altos céus e observai./ Visitai a vossa vinha e protegei-a!/ Foi vossa mão direita que a plantou;/ protegei-a, e ao rebento que firmastes!
— Pousai a mão por sobre o vosso protegido,/ o filho do homem que escolhestes para vós!/ E nunca mais vos deixaremos, Senhor Deus!/ Dai-nos vida, e louvaremos vosso nome!
SEGUNDA LEITURA (1Cor 1,3-9)
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:
Irmãos: 3Para vós, graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
4Dou graças a Deus sempre a vosso respeito, por causa da graça que Deus vos concedeu em Cristo Jesus: 5Nele fostes enriquecidos em tudo, em toda palavra e em todo conhecimento, 6à medida que o testemunho sobre Cristo se confirmou entre vós.
7Assim, não tendes falta de nenhum dom, vós que aguardais a revelação do Senhor nosso, Jesus Cristo.
8É ele também que vos dará perseverança em vosso procedimento irrepreensível, até o fim, até o dia de nosso Senhor, Jesus Cristo.
9Deus é fiel; por ele fostes chamados à comunhão com seu Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!
EVANGELHO (Mc 13,33-37)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 33Cuidado! Ficai atentos, porque não sabeis quando chegará o momento. 34É como um homem que, ao partir para o estrangeiro, deixou sua casa sob a responsabilidade de seus empregados, distribuindo a cada um sua tarefa. E mandou o porteiro ficar vigiando.
35Vigiai, portanto, porque não sabeis quando o dono da casa vem: à tarde, à meia-noite, de madrugada ou ao amanhecer. 36Para que não suceda que, vindo de repente, ele vos encontre dormindo. 37O que vos digo, digo a todos: Vigiai!”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!
HOMILIA
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova
Começa hoje, com a graça de Deus, o tempo novo da Igreja que se chama ‘Advento’. Começamos assim o novo ano litúrgico, começamos a nos preparar, mais uma vez, para a primeira vinda de Jesus no Seu Natal, enquanto aguardamos, em feliz expectativa, a manifestação gloriosa do Senhor no fim dos tempos.
O Senhor que veio e que virá vem ao nosso encontro, hoje, por meio da Palavra, a qual é um convite para que redobremos a nossa atenção, para que acendamos a chama, a vela, a luz da vigilância em nossa vida.
Sabe, meus irmãos, “vigiai” é uma expressão que precisa estar gravada em nosso coração, porque nós, muitas vezes, cometemos erros e somos atropelados pela vida e pelas circunstâncias, porque não sabemos vigiar ou não vigiamos com a nossa conduta como convém. Levamos uma vida incauta, desprevenida, como se fôssemos viver a eternidade aqui na Terra; chegamos a dizer: “Não, depois me arrependo do que faço!”.
Não sejamos insensatos, mas sim pessoas de fé, que estão realmente convictas de que o seu Senhor virá. E precisamos estar preparados, aguardando a Sua vinda.
Creio que nem sempre é fácil compreendermos as formas como a “irmã morte” nos visitará. E como ela pega, tantas vezes, os nossos despreparados. Quantas pessoas morreram de formas inesperadas nessa vida, porque não tem como se negar aquilo que se acontece nas tragédias, aquilo que se acontece nos acidentes; ninguém queria que aquilo acontecesse, quanto menos quem se envolveu num acidente, vidas são ceifadas muito rápido naquele momento. Quem está preparado, está! E o que precisamos é fazer isso: estarmos preparados pela vigilância.
A vigilância mantém o nosso coração atento para não sucumbirmos nas tentações, para discernirmos aquilo que realmente é o correto e aquilo que não é de Deus. A vigilância acende a nossa atenção, é para nós o cuidado de Deus, o bom censo d’Ele agindo em nós para que não tomemos os caminhos errados nem nos afastemos da virtude por falta de cuidado.
Iniciamos esse tempo de graça pedindo a Deus, de forma insistente, que nos dê realmente um coração vigilante, um coração que esteja cuidando, esperando, preparando e preparado para receber o Senhor que vem ao nosso encontro.
ORAÇÃO
Ó Deus todo-poderoso, concedei a vossos fiéis o ardente desejo de possuir o reino celeste, para que, acorrendo com as nossas boas obras ao encontro do Cristo que vem, sejamos reunidos à sua direita na comunidade dos justos. Amém!