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sábado, 3 de maio de 2014

Correio INFA #82

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instituto da família  -  fundado em 1971 pelo movimento familiar cristão – mfc rio de janeiro    
                                                                                      correio infa # 82 – 1º maio 2014 – 7.200 destinatários


Com o avanço das pesquisas científicas, estamos cada vez mais cientes de que, para viver bem conosco mesmos e com os outros, as emoções são tão ou mais importantes do que as capacidades cognitivas.

Podemos aprender a gerenciar nossas emoções?
Deonira L. Viganó La Rosa
Terapeuta de Casal e Família. Mestre em Psicologia.

Polêmicas ainda persistem em relação a se devemos inserir nos currículos escolares atividades e dinâmicas específicas que visem a educar as emoções de crianças e adolescentes. Há os que temem sua manipulação ou o descuido do desenvolvimento cognitivo.
As emoções
As emoções estão situadas em um quadro cultural que exige do indivíduo que adote comportamentos socialmente aceitáveis sob pena de ser psicologicamente desestabilizado ou fragilizado
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Muitas vezes nos perguntamos que tipo de pessoa deveríamos ser, que tipo de caráter, e particularmente que espécie de disposições emocionais deveríamos ter. É que nossos medos, vergonhas, raivas, mas também nossas alegrias e esperanças - para citar apenas alguns exemplos - são objeto de um grande número de julgamentos de valor. Certas emoções ou disposições emocionais são avaliadas como positivas, são
consideradas como agradáveis, prazerosas, razoáveis, apropriadas ou ainda admiráveis, enquanto outras são julgadas nefastas, seja porque são tidas por desprezíveis, irracionais ou ainda moralmente condenáveis. Frente a isto, é natural pensarmos que deveríamos tentar educar nossas emoções. Mas esta educação pode ser entendida sob diversos pontos de vista, o que exige ainda discussão e estudos para encontrar compreensões e métodos adequados. Há muita diferença entre educar e podar.
Educação
Ingmar Bergman considerava que o homem moderno está totalmente defasado do ponto de vista emocional. Edgar Allan Poe afirmava que “a imaginação pode se desenvolver como um músculo”. E o velho Aristóteles afirmava: “A educação moral é, antes de tudo, uma questão de educação das emoções”.
Já na atualidade o estudioso do tema, François Gaillard, afirma: “Todo mundo tem emoções. Todos podem aprender a desenvolvê-las. É uma questão de educação ... Educar as emoções é, antes de tudo, ajudar a ter acesso às próprias emoções como àquelas dos outros”.
É preciso entender que as emoções formam uma parcela da nossa inteligência e que é importante desenvolver esta inteligência com um longo treinamento. É possível tornar-se emocionalmente competente para compreender os efeitos das emoções sobre nossas maneiras de ser e de agir.
É claro que não vamos pedir às pessoas que neguem ou reprimam suas emoções, mas que possam gerenciá-las de tal maneira que colaborem com a própria felicidade e a dos outros.
O século XXI verá o mundo das emoções ocupar um lugar importante no podium?
            Esta evolução parece irreversível, embora possa demorar. Somos ainda considerados analfabetos emocionais, capengas se considerada a evolução tecnológica.
Identificar as próprias emoções, expressá-las, dar-lhes nome ou uma imagem, já é um caminho andado. Entretanto, o universo verbal deve ceder um pouco o lugar às outras mil maneiras de ter um olhar sobre as próprias emoções, tais como: desenhá-las, dramatizá-las, enfim abri-las a todas as formas possíveis de expressões não verbais.
“Viver nossas emoções não é suficiente, é preciso saber nomeá-las, pintá-las ou musicá-las”, diz o professor Gaillard.
Quanto às expressões não verbais, sabemos quanta resistência há entre os adultos, e que pouca provocação há às crianças, neste sentido. Temos medo do corpo. Se usar a palavra para descrever sentimentos e emoções já é difícil, representá-los de maneira não verbal é assustador. Os estados afetivos por vezes são complexos o que dificulta sua análise. E nossa formação excessivamente técnica e cognitiva nos deixa muito aquém na área dos afetos, sentimentos, emoções.
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            Pais e professores devem ter consciência da importância da educação das emoções para proporcionar felicidade pessoal a seus filhos/alunos e capacidade de convivência pacífica e prazerosa com os outros. É um grande método para combater a violência.
            Os próprios adultos precisam elaborar e usar positivamente suas emoções para que  filhos/alunos possam fazer o mesmo.
Pais/professores/avós dispõem de tempo suficiente para privilegiar o processo de conhecimento e educação das emoções? Suas intervenções demandam uma reflexão contínua em relação às emoções vividas e aos meios de autorregular os efeitos de suas manifestações sobre si e sobre os outros?
A inteligência emocional é um vetor do desenvolvimento da identidade e um objetivo importante a perseguir para uma evolução mais humana da sociedade.


Salmo do homem que vê a realidade e não se cala
Ernesto Cardenal































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Ernesto Cardenal Martínez é um escritor, sacerdote e teólogo nicaraguense. Dissidente sandinista, é considerado um dos mais importantes poetas vivos da América Latina.
Ouve, Senhor, estes versos que te rezo
Ao contemplar a realidade em que vivo.
Maldito seja o sistema que não deixa sonhar os poetas
Nem permite dizer a verdade a quem pensa.
Serão seus dias de luto e de lamento,
Porque matou no Homem o mais digno.

Maldito o sistema que não pratica a justiça
E persegue e tortura e encarcera a quem anuncia.
Terá que justificar sua conduta ante a história
E não encontrará nenhuma palavra de defesa.

Maldito seja o sistema que só procura a aparência de grandeza
Quando estão morrendo de fome os homens nas suas fronteiras;
Do mesmo modo que progrediu cairá,
Porque construiu seus alicerces
Sobre corpos vivos e sangues inocentes.

Maldito o sistema que tenta matar no homem a dimensão de transcendência
E coloca no seu lugar o “deus dinheiro”, o “deus sexo”, e “deus progresso”,
Destruir-se-á por dentro irremissivelmente,
Porque o coração do homem foi bem feito
E ninguém pode matar em nós
Esta sede de infinito que nos queima.

Feliz será, porém,
O homem que bebe água na fonte da praça junto ao povo,
Não terá motivos para se envergonhar de nada,
Nem terá que baixar seus olhos
Ante qualquer homem honesto.

Feliz o homem que a força de interiorizar
Se fez livre por dentro
E não se importa já com a denúncia dos fortes,
Serão seus dias como o trigo da terra.
Cheios de sol e esperança partilhada
E o seguirão os povos da terra.

Feliz o homem que não assiste a reuniões importantes
Nem acredita nos discursos do governo;
Feliz o homem que assim pensa,
Porque terá sempre tranquila a sua consciência.
Mesmo que sofra a incompreensão e até o desprezo.



  Instituto da Família INFA

*       O INFA tem hoje em tratamento nos seus 3 Centros de Atendimento cerca de 900 pacientes de baixa renda em terapias psicológica, fonoaudiológica e psicopedagógica, a cargo de 62 profissionais dessas especialidades, com apoio de assistentes sociais.
*       Quase 1500 pacientes passam anualmente por essas terapias que se estendem em média por mais de seis meses. Em 2013, foram 1.463 pessoas, sendo 730 crianças, 292 adolescentes e 441 adultos totalizando 28.506 sessões de terapias.
*       Para manter-se nos seus 43 anos de atividade, o INFA precisa do seu apoio. Para contribuir, ligue(21) 2567-9899 ou envie uma mensagem com seus dados (nome e CPF, endereço, CEP e valor de sua contribuição mensal, para infatijuca@ig.com.br
*      Os clientes pobres atendidos pela INFA agradecem a você e sua família.

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