Contato

Ajude-nos a atualizar este espaço. Mande as suas sugestões para luiz.monteiro@mfccuritiba.com.br

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Confira o resultado das últimas eleições da 53ª AG

primeiro dia 53 AG

Desde o dia 15, bispos de todo o Brasil estão reunidos na 53ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Nesta quarta-feira, foram realizadas as últimas votações dos representantes das 12 Comissões Episcopais. Abaixo, a relação das Comissões:

Comissão da Comunicação
Dom Darci José Nicioli
Foi eleito no segundo escrutínio para presidir a Comissão Episcopal Pastoral para Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) o bispo titular de Tito e auxiliar de Aparecida (SP), dom Darci José Nicioli. Ele recebeu 207 votos, ultrapassando a maioria absoluta requerida de 138.

Comissão para a Juventude
Dom Vilsom Basso
O bispo auxiliar de Caxias do Sul do Maranhão (MA), dom Vilsom Basso, SCJ, foi eleito no primeiro escrutínio para presidir a Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Dom Vilson Basso recebeu 171 dos votos do total de 273 votantes, alcançando assim a maioria absoluta requerida de 138 votos para o cargo.

Comissão Vida e Família
Dom João Bosco Barbosa
Dom João Bosco recebeu 150 votos de um total de 267 votantes, superando a maioria absoluta requerida de 135 votos.

Comissão para Cultura e Educação
Dom João Justino
O bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG), dom João Justino de Medeiros Silva, foi eleito no segundo escrutínio para presidir a Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Dom João Justino recebeu 227 votos do total de 280 votantes, alcançando assim a maioria absoluta requerida de 141 votos para o cargo.

Comissão Episcopal Pastoral para o serviço da Caridade, Justiça e Paz
Dom Guilherme Werlang
Foi reeleito no segundo escrutínio. Ao receber 184 votos dos 283 válidos, dom Guilherme ultrapassou a maioridade absoluta necessária de 143 votos para ser eleito. O bispo já é presidente da comissão que trabalha junto às Pastorais Sociais desde 2011.

Comissão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso
Dom Francisco Biasin
O primeiro escrutínio para a Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizado ainda na noite de ontem, 21, reelegeu o bispo de Barra do Piraí – Volta Redonda (RJ), dom Francisco Biasin, para presidente da comissão.

Comissão da Liturgia
Dom Armando Bucciol
Dom Armando recebeu 223 dos 281 votos válidos, ultrapassando a maioria absoluta de 142, exigida no primeiro escrutínio.

Comissão para Doutrina da Fé
Dom Pedro Cipollini
Dom Pedro Cipollini recebeu 188 votos de um total de 285 votantes, superando a maioria absoluta requerida no segundo escrutínio, que era de 144 votos. A comissão foi presidida pelo presidente eleito da CNBB, dom Sérgio da Rocha, no período entre 2011-2015.

Animação Bíblico-catequética
Dom Peruzzo
Foi eleito em primeiro escrutínio para presidir a Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-catequética. Ele recebeu 221 votos, ultrapassando a maioria absoluta requerida de 142.

Comissão para Ação Missionária 
Dom Esmeraldo Barreto
O bispo auxiliar de São Luís (MA), dom Esmeraldo Barreto de Farias, foi eleito no segundo escrutínio para presidir a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Dom Esmeraldo recebeu 219 votos do total de 277 votantes, alcançando assim a maioria absoluta necessária de 140 votos para o cargo.

Comissão para o Laicato
Dom Severino Clasen
O episcopado do Brasil, reunidos na 53ª Assembleia Geral da CNBB, reelegeu o bispo de Caçador (SC), dom Severino Clasen, nesta terça-feira, 21, como presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato. Dom Severino recebeu 159 dos 285 votos válidos.

Comissão dos Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB
Dom Jaime Spengler
Dom Jaime recebeu 205 votos de um total de 283 votantes, superando a maioria absoluta requerida no segundo escrutínio, que era de 143 votos. A comissão foi presidida pelo arcebispo de Palmas (TO), dom Pedro Brito Guimarães, no quadriênio 2011-2015.

Secretário geral da CNBB
Dom Leonardo Steiner
O bispo foi reeleito no segundo escrutínio, após receber 228 votos, ultrapassando assim, os 194 que corresponderam aos dois terços necessários para a eleição.

Vice-presidente da CNBB
Dom Murilo Krieger
O arcebispo de Salvador (BA) e primaz do Brasil, dom arcebispo Murilo Sebastião Krieger, foi eleito vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na tarde da segunda-feira, 20 de abril, durante a 53ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP). O novo vice-presidente foi escolhido por maioria absoluta, no terceiro escrutínio, após receber 199 do total de 286 votos válidos.

Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)
Dom Sérgio da Rocha
O novo presidente foi escolhido ainda no primeiro escrutínio, após receber 215 votos, superando assim os 196 que corresponderam aos dois terços necessários para a eleição.

Fonte: Arquidiocese de Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário