Contato

Ajude-nos a atualizar este espaço. Mande as suas sugestões para luiz.monteiro@mfccuritiba.com.br

domingo, 29 de maio de 2011

HOMILIA

6º DOMINGO DA PÁSCOA

Comentários – Prof. Fernando

Introdução

O Espírito Santo de Deus
O Espírito Santo é aquele que habitando em nós, nos guia, nos ilumina, e nos protege. É  aquele  que fala através de nós na nossa missão de evangelizar, realiza milagres pelas nossas mãos, nos dá força para vencer os instintos da carne e viver segundo o Espírito.
O Espírito Santo está presente na Igreja, como que a água viva que alimenta todos os seus membros, orientando todas as suas ações, e corrigindo todos os seus passos. É Ele que fala aos cristãos através dos catequistas, seja nos encontros, seja nas homilias dos padres, seja nos conselhos dos confessores, etc.
No osso batismo, morremos para o pecado e recebemos o Espírito Santo para habitar em nós. É nosso dever, portanto, cultivar a sua presença, assim como respeitá-la, e recorrer a ela nas horas difíceis, e principalmente quando estamos levando o Cristo ao irmão seja pelo nosso exemplo, seja pela palavra. Pois não somos nós que falamos de Deus, mas sim, é o seu Espírito que  fala através da nossa boca.  Porém, é indispensável que falemos não só através dos nossos lábios, mas com o nosso corpo todo, ou melhor, com todo o nosso ser, corpo e mente sintonizados no Espírito Santo Paráclito. E uma vez ligados sem reservas a Ele, teremos a força necessária para negarmos a nós mesmos, para dizer não aos nossos instintos que nos acorrentam ao pecado da carne, e viver plenamente da graça, e acompanhados do Espírito de verdade, a nos guiar 24 horas sem cessar.
E pelo poder do  Espírito Santo, poderemos até realizar milagres como o fizeram os apóstolos.  Pois uma das atividades do Espírito de Deus, é de revelar e confirmar a mensagem de Deus ao homem, através de demonstrações do seu poder na nossa pessoa.
Já os  profetas, eram "movidos pelo Espírito Santo" para falar, foram orientados ou levados pelo Espírito Santo para dizerem exatamente o que Deus queria que fosse dito ao povo de Deus. O Espírito Santo participou ativamente na revelação da vontade de Deus naquela época. Davi disse:  "O Espírito do Senhor fala por meu intermédio, e a sua palavra está na minha língua".  Portanto, o Espírito Santo falou pelos profetas, e fala através dos catequistas no mundo de hoje. Porém, precisamos ser dignos de sua presença em nós, evitando o pecado e nos aproximando diariamente da Eucaristia.
A importância do Espírito Santo é tão grande que todos os pecados são perdoados. Menos os pecados contra Ele.
O Espírito Santo é  uma das Pessoas da Santíssima Trindade, consubstancial ao Pai e ao Filho, "e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado".
Um só Deus em três pessoas não é uma realidade incompreensível à nossa inteligência humana, porém aceitável e compreendida pelos olhos da fé. É por isso que o cientista é niilista, incrédulo e não admite a idéia de milagres.
          O objetivo ou missão do Espírito Santo em toda a ação litúrgica é colocar-se em comunhão com Cristo para formar seu corpo. O Espírito Santo pode ser comparado com a seiva da videira do Pai que produz seus frutos nos ramos, que somos todos nós. "Eu sou a videira vós sois os ramos". Se nós como ramos nos desligarmos da videira, estaremos perdidos, nada somos, nada poderemos fazer em prol do Reino dos Céus, até que voltemos à casa do Pai pelo sacramento da confissão.
A força e a graça do Espírito Santo tem o poder de nos justificar, isto é, purificar-nos de nossos pecados e comunicar-nos "a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo" e pelo batismo. É Ele, portanto que nos torna anunciadores da palavra de Deus. O que falamos não somos nós que dizemos, mas sim, O Espírito de verdade que nos assiste em nossa tarefa missionária.
Fiquemos, portanto na companhia da Terceira pessoa da Santíssima Trindade, e será fácil levar Jesus aos nossos irmãos.
Sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário