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sexta-feira, 6 de maio de 2011

O jovem e a religião


Jorge Leão*
Conhecer a história das religiões constitui, desse modo, um ponto decisivo para 
alargar a visão da criança ou adolescente. Logo cedo, os pais podem apresentar 
outras maneiras de compreender a Deus, como, por exemplo, pelas lendas de 
nossos irmãos indígenas e os relatos africanos da origem do mundo.
Assim também livros como a Bhagavad Gita (texto da tradição hindu) e o Tao te 
King (texto fonte do taoísmo na China) nos trazem pontos de ligação com o 
Evangelho, a partir de temas como o amor, o autoconhecimento e a sabedoria da 
paz a todos os seres. 
Então, depois de conhecer e ler outros textos sagrados, certamente o jovem terá 
mais condições de dialogar com as diferenças, fazendo de nossa devoção uma 
oportunidade de amadurecimento, inclusive de nossa leitura do Evangelho.
Por isso, é muito importante que o jovem esteja disposto a abrir sua mente para 
novas formas de pensar o sagrado. Ver e ouvir outros relatos da presença dos 
cultos religiosos nas culturas que são anteriores à tradição judaico-cristã, que 
baliza o Ocidente. Este seria um momento oportuno para debater acerca do 
conhecimento aprofundado destas tradições.
Não se trata aqui, como às vezes se possa pensar, apenas de “tolerar” outra 
tradição religiosa, mas de conhecê-la em sua riqueza simbólica, a fim de 
compreender os pontos essenciais que nos aproximam. O diálogo 
ecumênico implica em reconhecer que as religiões são como rios que 
deságuam todos no mesmo oceano.
O jovem pode ser enriquecido pela leitura religiosa do mundo, que implica em 
contemplar a ordem da realidade pelo viés do sagrado. Isso deve ajudá-lo a 
crescer e a amadurecer como indivíduo, situado no mundo, em processo de 
interrelação contínua.
É importante, porém, cuidado para não transformar atitude  religiosa em 
fundamentalismo, a fim de que não se perca o espírito de abertura, espontaneidade, doação, questionamento, criticidade, autenticidade, próprios da 
juventude.
*Professor de filosofia. MFC São Luiz, MA

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