Contato

Ajude-nos a atualizar este espaço. Mande as suas sugestões para luiz.monteiro@mfccuritiba.com.br

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Semana nacional em defesa da vida


Embora o tema "Vida" esteja presente no dia a dia, em discussões de grupos, na preocupação de leigos e leigas, padres e religiosos e na mídia de forma geral, parece-nos que o tema é muitas vezes difícil de ser abordado na vida paroquial.

A Coordenação Regional da Pastoral Familiar – Regional Sul II (Paraná), se utilizando do apelo realizado pela Comissão Vida e Família da Arquidiocese de Curitiba busca também, em preparação para a Semana Nacional da Vida e Dia do Nascituro de 2014 (SNV/DN-2014), conduzir nossas paróquias e comunidades de todas as dioceses do Estado a responderem inicialmente e concretamente às seguintes questões, formuladas a partir de colocações da CNBB na publicação HORA DA VIDA de 2012, todas no âmbito espiritual do tema, numa clara e objetiva opção pela vida:

1. A Semana Nacional da Vida e o Dia do Nascituro são bem preparados e celebrados em nossas paróquias como resposta à nossa opção pela vida, dom de Deus e plenificada em dignidade e integralidade pelo seu chamado?

2. As preces dos fiéis na missa incluem regularmente petições que fomentem o respeito por toda vida humana? 
3. Durante o ano, realizam-se orações e celebrações especiais para rezar pelas vítimas do não reconhecimento da dignidade da vida em todas as suas fases, pelas vítimas da violência, etc.?

4. Há correntes de oração ou rosário organizados para assegurar a oração contínua para aqueles cujas vidas estão ameaçadas?

5. São realizadas regularmente bênçãos especiais (por exemplo, gestantes antes e depois do parto), encontros ou retiros para fomentar a promoção, respeito e defesa da vida?

6. Há homilias em favor da valorização e promoção da vida várias vezes ao ano?

7. A Diocese possui uma equipe preparada para fornecer subsídios a essas ações?

8. A Diocese e Paróquia está atenta às situações de ameaça e desrespeito à vida humana nas comunidades?

Acreditamos que, se forem iniciadas ações para aprofundar a resposta de pelo menos uma das questões acima, um grande passo estará sendo dado em nossas paróquias para superar a dificuldade e vencer os desafios relacionados ao tema "Vida".

A nossa vida é digna e integral porque somos amados por Deus desde nossa concepção! Optar pela vida em todas as nossas realidades é optar pelo amor de Deus em nós!
...respeita, defende, ama e serve a vida, cada vida humana! Unicamente por esta estrada, encontrarás justiça, progresso, verdadeira liberdade, paz e felicidade! (EV. 5)

Coordenação Regional da Pastoral Familiar – Regional Sul II
Setor de Promoção, Respeito de Defesa da Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário