A parábola do joio e o trigo
Introdução
O joio e o trigo podem estar em todo lugar, e principalmente em cada um de nós. Temos um lado bom, e um lado mau. Em um instante podemos nos comportar como um bom cristão, e em seguida podemos nos esquecer de Cristo e agir completamente ao contrário dos princípios ou ensinamentos que aprendemos e até ensinamos. Pode acontecer que em certos lugares como na comunidade, ou na Igreja, somos trigo, nos mostrando como pessoas autênticas. Já na festa, no baile, na rua, deixamos o joio transparecer.
Ser cristão consiste exatamente em lutar contra o nosso lado sombrio, negativo, as nossas tendências ao mal, ao pecado, o nosso egoísmo, a falsidade, a inveja, a nossa mania de grandeza, o orgulho, a mentira, etc. E no lugar de tudo isso, semear diariamente o amor. Amor a Deus e ao próximo. Um amor desinteressado, e fraterno, sem pretensões de recompensa.
Que Deus nos ajude a ser trigo na maior parte do tempo, e combater diariamente a nossa parte negativa, ou seja, o joio presente dentro de nós
Sal.
O JOIO E O TRIGO
Caro leitor. O joio e o trigo estão espalhados em toda parte, dentro de cada um de nós, na nossa família, na sociedade. Uma sociedade que produz a desigualdade social. Uma sociedade que usa a máquina no lugar do trabalhador, obrigando o jovem da classe média baixa a trabalhar oito horas diárias por um salário de no máximo setecentos reais (700,00). Este é o valor do aluguel mais a condução. Como podemos pretender uma sociedade sem violência, se o jovem não consegue ser honesto? Como ele conseguirá construir uma família com um salário tão baixo? O que ele irá fazer? Vai vender droga para conseguir uma renda menos ruim? E ao entrar por estes caminhos, conseqüentemente, aumenta a desordem social.
Prezados irmãos. O joio e o trigo que estão por todos os lados, poderão estar dentro da própria Igreja. Cuidado! Pois bem aí na sua comunidade poderá haver algum infiltrado de outra religião, ou de outra seita, que, fingindo de santo, de católico praticante a toda prova, vai se enturmando, chegando cada vez mais perto do altar, e depois poderá dominar a situação de forma tão organizada que só Deus poderá separar o JOIO DO TRIGO.
O joio e o trigo estão dentro de cada um de nós. São os pensamentos negativos, os sentimentos de vingança, inveja, o ódio, e toda maldade que brota de dentro das nossas mentes e causa injustiça, discriminação como aquelas que estão acontecendo com os moradores de rua, porque existem pessoas que estão aterrorizando a vida daqueles pobres coitados, os quais são chamados de zumbis e estão sendo maltratados por eles não serem brancos e gente fina. Por isso maltratam-nos de várias formas inclusive com violência. E as agressões contra, aqueles nossos irmãos excluídos, que estão à margem da sociedade, é exatamente por eles serem negros, pobres, menos inteligentes, e acima de tudo por serem nordestinos.
Ah! Meus caros irmãos que estão fazendo isso! Vocês não sabem o que fazem! Não sabem que estão usando de violência para com o próprio Jesus, o Filho de Deus vivo! Aqueles homens de rua, aqueles excluídos, que sujam as calçadas, são a personificação da pessoa de Jesus cristo! Cuidado, meus irmãos! Porque a vida não se resume nisto aqui. A maior parte da nossa vida é lá do outro lado. E ao maltratar um mendigo estamos escolhendo a parte mais dura da segunda fase da vida, aquela onde haverá choro e ranger de dentes. Aqueles mendigos para os quais às vezes usamos de violência, com certeza um dia estarão a sorrir, e talvez de nós lá na outra vida, pois eles serão bem-aventurados, premiados pela graça de Deus, pois Jesus prometeu que "felizes serão aqueles que passam fome e que têm sede de justiça! Os que são humilhados, pois eles serão saciados." Quanto a nós, que somos violentos com os indefesos, Jesus disse: "ai dos vós os ricos com seu sorriso fácil, pois vocês irão chorar muito... porque já tiveram tudo nesta vida..."
Esperamos que estas palavras caiam nas mentes daqueles ou daquelas que estão judiando dos pobres, como um balde de água que irá apagar todo o ódio para com aqueles que não têm a menor culpa de não serem do mesmo nível sócio-econômico. Que se arrependam do que estão fazendo, e peçam perdão ao Pai amoroso! Nada contra ninguém por ser rico, mais tudo contra a injustiça para com os humildes. Prezados irmãos! Não batam em quem já está apanhando da vida! Por incrível que possa parecer, amanhã poderá ser a nossa vez de sermos excluídos também, pois não sabemos o que nos virá no dia de amanhã!... se não for nesta vida, poderá ser na outra. Pensemos! E mudemos! Ainda há tempo! Que o amor e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo desça sobre nossas cabeças nos converta, e nos livre do fogo eterno. Amém.
Deus Pai poderoso e bondoso. Livrai-nos do JOIO que se infiltra em nós, pelo poder do maligno, pelas más companhias, pela mídia, pelas injustiças sociais. Dai-nos forças para levantar-nos, para sobreviver a tanta pressão, e sermos justos uns com os outros. Tratando-os como gostaríamos de sermos tratados por eles e por todos, vendo no irmão a pessoa do próprio Jesus Cristo. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário