Contato

Ajude-nos a atualizar este espaço. Mande as suas sugestões para luiz.monteiro@mfccuritiba.com.br

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Papa Francisco ordena menção a São José na Oração da Eucaristia


Durante o seu Pontificado, o Papa João XXII já havia ordenado a menção a São José na Oração Eucarística, no entanto ela restringida a Oração Eucarística I, a única existente antes da reforma litúrgica do Concílio Vaticano II. Devido aos pedidos realizados, ainda no Pontificado de Bento XVI, o Papa Francisco adicionou a menção obrigatória do nome de São José também às orações eucarísticas II, III e IV. A lei é válida às outras orações também presentes no Missal da tradução brasileira.

A decisão foi confirmado pelo decreto da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramento, nomeado como "Paternas vices" (em português: O cuidado paternal).
O nome dde São José deve ser mencionado, como já reza antiga tradição, após o nome da Virgem Maria e antes do nome de outros Santos e Anjos. Isto se deve porque o culto a São José é de protodulia (dulia, do grego, veneração), ou seja, primeiro dentre os santos, depois da Virgem Maria, a quem cultuamos com hiperdulia.

Portanto, assim permanecem modificadas as preces específicas das orações eucarísticas, além do Cânon Romano:

Oração Eucarística II                                                                        

Enfim, nós vos pedimos, tende piedade de todos nós e dai-nos participar da vida eterna, com a virgem Maria, mãe de Deus, com São José, seu esposo, com os santos apóstolos e todos os que neste mundo vos serviram, a fim de vos louvarmos e glorificarmos por Jesus Cristo, vosso Filho.


Oração Eucarística III                                                                       

Que Ele faça de nós uma oferenda perfeita para alcançarmos a vida eterna com os vossos santos: a virgem Maria, mãe de Deus, São José, seu esposo, os vossos apóstolos e mártires (santo do dia ou padroeiro) e de todos os santos, que não cessam de interceder por nós na vossa presença.


Oração Eucarística IV                                                                       

E a todos nós, vossos filhos e filhas, concedei, ó Pai de bondade, que, com a Virgem Maria, mãe de Deus, com São José, seu esposo, com os apóstolos e todos os santos, possamos alcançar a herança eterna no vosso reino, onde, com todas as criaturas, libertas da corrupção do pecado e da morte, vos glorificaremos por Cristo, Senhor nosso.


Oração Eucarística V                                                                         

Esperamos entrar na vida eterna com a Virgem Mãe de Deus e da Igreja, com São José, seu esposo, os apóstolos e todos os santos, que na vida souberam amar Cristo e seus irmãos.


Oração Eucarística VI (A, B, C e D)                                                 

Concedei-nos ainda, no fim da nossa peregrinação terrestre, chegarmos todos à morada eterna, onde viveremos para sempre convosco. E em comunhão com a bem-aventurada virgem Maria, com São José, seu esposo, com os apóstolos e mártires (santo do dia ou padroeiro) e todos os santos, vos louvaremos e glorificaremos, por Jesus Cristo, vosso Filho.


Oração Eucarística VII                                                                      

Conservai-nos, em comunhão de fé e amor, unidos ao papa N. e ao nosso bispo N. Ajudai-nos a trabalhar juntos na construção do vosso reino, até o dia em que, diante de vós, formos santos com os vossos santos, ao lado da virgem Maria, de São José, seu esposo e dos apóstolos, com nossos irmãos e irmãs já falecidos que confiamos à vossa misericórdia. Quando fizermos parte da nova criação, enfim libertada de toda maldade e fraqueza, poderemos cantar a ação de graças de Cristo que vive para sempre.


Oração Eucarística VIII                                                                    

Assim como aqui nos reunistes, ó Pai, à mesa do vosso Filho em união com a virgem Maria, mãe de Deus, com São José, seu esposo, e com todos os santos, reuni no mundo novo, onde brilha a vossa paz, os homens e as mulheres de todas as classes e nações, de todas as raças e línguas, para a ceia da comunhão eterna, por Jesus Cristo, nosso Senhor.


Oração Eucarística IX                                                                       

No céu também, ó Pai, todos cantam o vosso louvor: Maria, Mãe de Jesus, São José, seu esposo, os apóstolos, os anjos e os santos, vossos amigos. Nós aqui na terra, unidos a eles, com todas as crianças do mundo e suas famílias, alegres cantamos(dizemos) a uma só voz.

Oração Eucarística X                                                                         

Um dia, enfim, reuni a todos nós em vosso Reino para vivermos com Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, com São José, seu esposo, a festa que no céu nunca se acaba. Então, com todos os amigos de Jesus, poderemos cantar para sempre o vosso amor.


Oração Eucarística XI                                                                       

Pai de bondade, ajudai o Papa N. e nosso Bispo N.. e os outros bispos da Igreja. Ajudai também os amigos de Jesus, para que vivam em paz no mundo inteiro e façam todos bem felizes. Fazei que, um dia, estejamos junto de vós com Maria, a Mãe de Deus, com São José, seu esposo e com todos os santos, morando para sempre em vossa casa com Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário