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15 de outubro, Dia do Professor
Nascemos de uma relação e nos fazemos em relação. Humanizar-se é uma tarefa que fazemos com os outros, nunca contra e nem apesar dos outros. Fora da relação não existe vida humana. Relação é interagir com o outro, não como o mesmo, como qualquer um, de qualquer modo. Aprender e ensinar só podem ser entendidos em relação: constituem-se na relação e constituem relações. Por isso é que a educação é acima de tudo construção de relações e é parte essencial à vida humana, acontece o tempo todo, em todo lugar e ao longo de toda a vida.
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Professor/Professora/Alunos
Relações
Nei Alberto Pies, professor das redes municipal e estadual RS
Paulo César Carbonari, professor universitário RS
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Nada vale o conhecimento que se fecha em si mesmo; nada vale a vida que não é partilhada; nada vale aprender se não for para compartilhar com os outros. Professor/a é com os outros, no educar educando-se e no educar-se educando.
Isto porque, a relação entre o sujeito-professor e o sujeito-educando é o núcleo central da tarefa pedagógica. E se é pela relação que nos humanizamos e aprendemos, o sentido maior da educação é ser mediação para a humanização das pessoas pela construção de relações humanas e humanizadoras. Se assim, a educação poderá fazer a diferença e não correrá o risco de se converter em lugar para a mesmice e a repetição.
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Sua maneira de trabalhar contagia as pessoas
Adital
Diante da correria que este século XXI nos joga (ou talvez nos impõe), é importante refletirmos sobre a forma como realizamos nossas atividades. Por que esta forma é importante? Porque hoje não basta satisfazer, é necessário encantar. E neste entendimento de encantar, partimos do princípio que você tenha sintonia e prazer com a atividade que realiza, e busca abordagens interativas na relação com as pessoas. As palavras assim escritas até parecem utopia, coisa de poeta. Eu afirmo com toda tranquilidade que não é nem uma coisa nem outra.
No meu trabalho como professor, creio fortemente que é necessário provocar conexões e paralelos com a vida e o contexto dos meus alunos, até porque são eles minha maior (e melhor!) fonte de exemplos. Compreendendo estes mesmos exemplos, posso traçar linhas de raciocínio que ligam a teoria e a prática; assim, fica mais fácil refletirmos a razão das coisas e como podemos, enquanto seres humanos, interferir nas situações. Isso todo professor tem potencial para fazer, não tenho dúvida. Minha abordagem se amplia a partir do momento em que eu capto possibilidades de aprendizagem em fatos (coisas, textos ou figuras) que muitos não dão valor e que aos olhos dos "intelectuais” são pura perda de tempo: televisão, facebook (e internet em geral), jornais. E você? Como pode ampliar a maneira como vê o mundo para trazer melhores resultados para si e para a empresa? Posso resumir, ousadamente, em uma palavra: disposição. Disposição de ouvir, de parar e contemplar coisas simples, de fazer com que uma atividade chata possa irradiar sensações e interesse por parte das pessoas que estão ao teu redor. Não estou pedindo que a cada cinco minutos você conte piadas para fazer as pessoas sorrirem; peço, antes de qualquer fantasia, para você achar sentido no seu trabalho e impregnar de sentido suas palavras e ações. Ahhh…Como muda quando temos este espírito! As pessoas, mesmo que não queiram, notam alguma coisa de "errado” em você. No início elas entendem que essa coisa (comportamento) não é normal, que é errado, como se você tivesse ganhado na loteria, ou um aumento de salário ou algo de sobrenatural muito bom. Isso é simplesmente a atitude cotidiana de fazer as coisas acontecerem com desejo e cor incomuns. O mundo está acostumado com estereótipos, padrões de personalidade, modelos de pensar "corretamente” e estranham os indivíduos que têm coração diferente. Ainda são poucos os que têm coração diferente, mas a realidade pode melhorar. Aceita o convite?! | ||||
Ser professor é professar a fé e a certeza de que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou...
Ser professor é consumir horas e horas pensando em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo todos os dias, a cada dia é única e original...
Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e, diante da reação da turma, transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...
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Ser professor é importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e cuidado.
Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espetáculo".
Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés...
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