Contato

Ajude-nos a atualizar este espaço. Mande as suas sugestões para luiz.monteiro@mfccuritiba.com.br

terça-feira, 1 de outubro de 2013

SOMENTE PELA CONVERSÃO É QUE CONSEGUIMOS ENXERGAR AS NECESSIDADES DE NOSSA IGREJA

Neste mês de outubro, em especial, a Igreja Católica enfatiza que sua primeira e principal missão é a evangelização no mundo inteiro. Assim como os que nela foram batizados e constituem a Igreja, devem se conscientizar de que são discípulos missionários de Nosso Senhor Jesus Cristo.


De fato, o exercício da missionariedade da Igreja se dá, principalmente, através da atuação dos integrantes dos diversos movimentos e equipes de pastoral sob a coordenação de bispos, presbíteros e diáconos, em nível diocesano ou paroquial, e que, em conjunto, procuram evangelizar em conformidade com os dons que o Criador lhes concedeu. Portanto, conforme se lê no Documento 94, nº 4 da CNBB, “nisto se manifesta nosso discipulado missionário: contemplarmos Jesus Cristo presente e atuante em meio à realidade, à sua luz a compreendemos e com ela nos relacionamos, no firme desejo de que nosso olhar, ser e agir, sejam reflexos do seguimento ao Senhor Jesus”.

Assim, dentre as atividades e funções inerentes às diversas pastorais existentes na Igreja Católica, compete à Pastoral do Dízimo uma função importantíssima, mas que nem sempre é bem compreendida, que é a evangelização através da conscientização de todos para a prática da partilha e da participação nas atividades comunitárias.


Por oportuno, é bom lembrar que como ainda estamos vivenciando o Ano da Fé, instituído pelo Papa Bento XVI, devemos também ter em mente que a fé é um dom essencial a quem desempenha sua missionariedade em qualquer âmbito. Entretanto, nas comunidades paroquiais, especialmente no que tange à Pastoral do Dízimo, a conscientização e preparo de seus integrantes, seja para o desenvolvimento de sua espiritualidade individual, como para o exercício de sua missão evangelizadora, deverá se dar a partir do empenho do pároco e da coordenação da equipe, mas, sobretudo, pelo interesse e esforço pessoal de  cada membro. 

É com vistas a isso que a equipe arquidiocesana da Pastoral do Dízimo tem se empenhado em trazer pessoas gabaritadas no assunto, que atuam como assessores em seminários voltados ao treinamento e conscientização dos membros desta pastoral e de instâncias como o Conselho de Assuntos Econômicos Paroquial e Conselho de Assuntos Econômicos Comunitário, além de atendentes paroquiais e párocos, entre outros.


Fonte: Arquidiocese de Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário