Muitas pessoas tem seus santos de devoção pessoal e muitas comunidades se organizam em torno de santos que são referência para os moradores da localidade. Existem, inclusive, municípios e estados que se consagram a um santo.
O Brasil, que nasceu sob o signo da Santa Cruz, carecia de um santo que fosse referência para todos os brasileiros. Por isso, em 1930, o Papa Pio XI proclamou Nossa Senhora Aparecida “Rainha e Padroeira do Brasil”. Desde 1980, o dia 12 de outubro é feriado nacional e “a República Federativa do Brasil reconhece oficialmente Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil”. Além do grande santuário que existe em Aparecida do Norte, existem muitos outros pequenos santuários e inúmeras comunidades que adotaram a “santa Mãe morena” como sua principal protetora.
Em visita ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude, o papa Francisco fez questão de visitar o santuário de Aparecida, onde pediu proteção para o povo, as famílias e “a Pátria inteira”, confirmando que a “Virgem Nossa Senhora Aparecida não se esquece de nós, ela nos ama e cuida de nós”. Antes dele, outros papas haviam rezado junto ao Santuário de Aparecida. Em 1980, João Paulo II rezou: “Rainha da Paz e Espelho da Justiça, alcançai para o mundo a paz, fazei que o Brasil tenha paz duradoura, que os homens convivam sempre como irmãos, como filhos de Deus! Abençoai todos os vossos filhos, abençoai o Brasil”. Em 2007 foi a vez de Bento XVI, que pediu: “Mãe nossa, protegei a família brasileira! Amparai, sob o vosso manto protetor, os filhos dessa Pátria querida que nos acolhe. Vós que sois a advogada junto ao vosso Filho Jesus, dai ao povo brasileiro paz constante e prosperidade completa”.
Por ocasião das comemorações da Mãe Aparecida neste Ano da Fé, renovemos o nosso compromisso de fazer tudo o que Jesus nos disser (Jo 2,5) “confiantes nas surpresas de Deus e cheios de alegria”. Confiemos a ela as nossas crianças que também comemoram o seu dia em 12 de outubro.
Nossa Senhora Aparecia, rogai pelas crianças e pelo povo brasileiro!
Dom Canísio Klaus
Diocese de Santa Cruz do Sul (RS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário